Timbó, Terça-feira 23 de Abril de 2024, Bem vindo!
  • IBGE inicia Pesquisas Econômicas

À
    ACIMVI – ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ
    Att. Sr. Jeter Reinert Sobrinho
    DD. Presidente
    Timbó - SC

Prezado Senhor,

Informamos que, como ocorre todos os anos, o IBGE inicia em maio as Pesquisas Econômicas Anuais, abrangendo as empresas das atividades de comércio, serviços, indústria e indústria da construção.

Por isso, entramos em contato neste momento com o objetivo de informar e, principalmente, de buscar o fundamental apoio desta importante entidade na disseminação entre seus associados, visando tanto a divulgação antecipada aos empresários bem como obtermos um facilitador na coleta dos dados.

As Pesquisas Econômicas Anuais tem caráter obrigatório, de acordo com a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, que determina a prestação de informações fidedignas e dentro do prazo.

O objetivo é identificar as características estruturais básicas das atividades econômicas e suas transformações. As informações também são utilizadas pelo IBGE para compor o Sistema Estatístico Nacional, em especial o Sistema de Contas Nacionais (SCN), responsável pelo cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) regional e nacional. Desta forma, pode-se identificar a participação de Santa Catarina na geração de riquezas no País.

As Agências do IBGE entrarão em contato com empresas de todos os municípios do território nacional. A Agência de Blumenau é responsável por 11 municípios: Blumenau, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Timbó e Rodeio.

Os técnicos do IBGE farão um contato inicial por telefone com as empresas, solicitando telefone e email das pessoas responsáveis pela empresa e pelo preenchimento da pesquisa, bem como o nome e contatos da contabilidade terceirizada. Após isso, por e-mail, enviaremos mensagem contendo todas as informações sobre a pesquisa, como o modelo de questionário a ser preenchido (PAC / PAS / PIA / PAIC), link para baixar o questionário, prazo, dentre outras.

Os questionários são eletrônicos, obtidos diretamente no site oficial do IBGE e enviados também através da Internet. O Link pra acesso aos questionários é http://www.ibge.gov.br/questionarios. Também é possível acessar diretamente no site oficial do IBGE: www.ibge.gov.br > Canais > Produtos e Serviços > Questionários Eletrônicos > Downloads.

Destacamos que, antes de iniciar o download do questionário, é de grande importância que a empresa e sua contabilidade certifiquem-se do tipo e modelo de questionário que foi solicitado, pois os sistemas não receberão um tipo/modelo de questionário distinto do que foi originalmente estabelecido para cada CNPJ.

Agradecemos pela colaboração e colocamo-nos à disposição para quaisquer dúvidas ou informações adicionais.

Patrícia Lyra
    IBGE - Pesquisas Econômicas